Scones
Quem gosta de scones?
Provei pela primeira vez scones numa instituição de acolhimento temporário de crianças, onde estagiei. Felizmente ainda há instituições que fazem realmente aquilo a que se propõem, e posso-vos garantir, que aquelas crianças eram realmente bem tratadas - pelo menos durante o tempo que lá andei -, e que apesar de lhes faltar aquilo que elas mais desejariam - o amor e afecto dos progenitores - a verdade é que essa instituição fazia o que estava ao seu alcance, e com todas as suas limitações, para compensar essa falta de afecto e carinho, que aquelas crianças, tão pequenas, precisavam. Desde a directora técnica à cozinheira, notava-se entre o pessoal e as crianças, um grande carinho. Era notório que as crianças sentiam as funcionárias como sua família, a única que tinham no momento. Posso-vos dizer que foi uma experiência e tanto...
E então, aos fins-de-semana, por vezes as crianças mais crescidas, ajudavam uma funcionária a fazer um miminho para o lanche: um bolo, um doce, e neste caso, scones. Fui convidada a participar e no fim, tive direito a provar os scones, que estavam muito bons. Claro está, que fui a correr pedir a receita! Ou não fosse eu uma Mula gulosa. Então aqui vai, para vocês, directamente do Porto, a receita dos scones da D. Isabel!
Scones

(Fotografia retirada da internet)
Ingredientes:
- 280g de Farinha
- 60g de Manteiga Derretida
- 10g de Açúcar
- 2 Colheres de Chá de Fermento
- 150ml de Leite
- 1 Pitada de Sal
- 1 Gema de Ovo
Preparação:
- Com uma vara de arames, misturar a farinha, o fermento, o açúcar, a pitada de sal e a manteiga derretida.
- Adicionar lentamente o leite, batendo sempre.
- Amassar com delicadeza até a massa se soltar do recipiente.
- Untar um tabuleiro de forno com manteiga.
- Polvilhar a bancada com farinha e amassar ligeiramente a massa na bancada até fazer uma bola.
- Fazer bolinhas e colocar no tabuleiro. Levar ao forno pré-aquecido a 210°C durante 15 minutos.
- Quando as bolinhas de massa ganharem volume, pincelá-las com gema de ovo.
Notas: Servir os scones acompanhados com compota ou manteiga.
Nunca consegui fazer os scones fofos que me ensinaram... os meus ficam sempre mais maçudos, disse a D. Isabel que o segredo está no amassar a massa... está visto que não sei amassar a massa! Ainda assim, convido-vos a arriscar!
