Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Para Jantar e Marmitar

Ideias simples para jantar e levar na marmita no dia seguinte

Palitos de courgette no forno

Por vezes cozinhar de modo implica ser criativo, essencialmente quando temos muito pouca coisa em casa e queremos comer algo saudável e ir às compras não é uma opção. Fiz um frango assado no forno com cebola roxa, pimento laranja e laranja - receita amanhã aqui no burgo - e queria um acompanhamento low carb para estas peças suculentas de frango. Andei a ver nos armários o que poderia fazer, mas não tinha sequer ingredientes para fazer uma salada de acompanhamento. Tinha courgette. Hmm... Coloquei a cabeça a pensar e vi que um dia tinha visto alguém que tinha feito "batata frita" com courgette e no forno decidi arriscar, até porque já tinha feito com batata doce e tinha adorado. Antes de mais alertar-vos para o caso da vossa inocência ser superior que a minha: Não, a courgette panada no forno apesar de tentarem imitar a batata frita, não vão de todo saber a batata frita, ok? Segundo ponto: a escolha do queijo ralado foi muito infeliz - pois os palitos não ficaram com o aspeto desejado - mas era o que havia no frigorífico, por isso não foi uma opção. No entanto posso dizer-vos que ficaram muito bons e crocantes tal como gosto.
 
 
Palitos de courgette no forno
 

1516149730049.jpg

 

 
Ingredientes:
  • 1 courgette grande
  • 2 ovos
  • 1/2 chávena de pão ralado
  • 1/2 chávena de queijo em pó (usei ralado para pizzas, porque era o que tinha)
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • Azeite q.b
  • Sal e Pimenta q.b.

 

Preparação:

  1. Bater os ovos com o sal e a pimenta. Reservar.
  2. À parte, misturar o pão ralado com o alho em pó e o queijo.
  3. Partir as courgettes em palitos a gosto.
  4. Colocar um fio de azeite num tabuleiro de ir ao forno.
  5. Passar os palitos primeiro pelo ovo e depois pelo pão ralado e colocar no tabuleiro espalhados de modo a que não se cubram uns aos outros.
  6. Regar os palitos de courgette com um fio de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até estarem dourados.

1516149652831.jpg

 

E é isto: simples, rápido, bom e ainda mais: saudável!

 

Bom apetite!

2 comentários

Comentar post