Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Para Jantar e Marmitar

Ideias simples para jantar e levar na marmita no dia seguinte

Dona Pavlova na cozinha com a Mula!

Dona Pavlova é divertida, é versátil e coloca-nos muitas vezes a pensar com diversas questões de lógica e matemática.  Tem um blog sobre tudo, mas é o seu lado mais FIT que tentei puxar hoje, a ver se nos ensina umas coisas. Vamos lá!

 

Dona Pavlova, antes de mais, muito obrigada por teres aceite o convite para cozinhares na minha humilde cozinha.

Foi com muito agrado que aceitei este desafio para participar na rubrica Na Cozinha com a Mula para elaborar uma receita saudável e que servisse, também, para colocarmos na Marmita.

 

Percebe-se pelo teu blog que és uma pessoa que se preocupa com o corpo e com a alimentação. Quais são as tuas maiores preocupações?

Desde muito nova que sempre pratiquei desporto, quer federado quer por divertimento, sendo por isso uma pessoa muito ativa. Atualmente continuo a ser uma pessoa ativa que pratica desporto no mínimo 4 vezes por semana, apesar de ter já deixado a competição. Aliado ao desporto tento fazer também uma alimentação o mais saudável possível, tendo adotado uma alimentação muito própria, sem grandes fundamentalismos mas baseada no estilo Paleo, onde os alimentos são o mais naturais possíveis e limpos de aditivos.

 

Pode então dizer-se que és uma pessoa em constante dieta?

Não faço qualquer tipo de dieta nem excluo qualquer tipo de alimento da minha alimentação, apenas como com mais consciência do que me faz bem e do que quero para mim, sempre de uma forma equilibrada.

 

Pavlova é um dos meus doces preferidos, e também o teu nome blogosférico. Como é que as sobremesas se coadunam com o teu estilo de vida saudável?

Uma vez que adoro cozinhar e fazer sobremesas, eu continuo a fazê-las e até a comê-las, mas não todos os dias nem em quantidades excessivas. Por exemplo, antigamente fazia francesinhas todas as semanas, agora faço só de 2/3 em 2/3 meses; quando faço um bolo caseiro ou uma Pavlova, como 1 a 2 fatias, não mais.

 

Gulosa, mas controlada! Muito bem... Gostava de conseguir ser assim, mas quando vejo um doce à frente o meu sistema nervoso só descansa quando o extermina!... Mas adiante. Que receita nos trazes?

Posto isto e baseado na minha alimentação atual, lembrei-me logo destes “Muffins de restos”. É assim que lhes chamo, carinhosamente claro, pois faço-os muitas vezes cá em casa para usar os restos que se vão juntando. São muito fáceis, saudáveis, deliciosos e sempre diferentes. Podem usar diversos ingredientes a gosto, como por exemplo atum, salmão, fiambre, espargos, bacon, azeitonas, cogumelos, etc. Mas como uma imagem vale mais que mil palavras aqui fica a minha sugestão:

 

 

"Muffins de Restos"

Receita para 6 Muffins

Sem Título.jpg

 

Ingredientes:

  • 5 ovos
  • 1/2 cebola
  • 1 tomate grande
  • 1 pimento vermelho
  • Frango assado desfiado
  • Milho
  • Salsa
  • Queijo mozarela ralado
  • Sal
  • Pimenta

 

Preparação:

  1. Bata os ovos e tempere a gosto com sal e pimenta.
  2. Junte a salsa picada e reserve.
  3. Desfie o frango, pique a cebola e corte o tomate e o pimento em cubos pequenos e reserve.
  4. Pegue numa forma de silicone de 6 Muffins (uso de silicone porque assim não é necessário untar) e coloque a cebola, o milho, o tomate, o pimento e o frango.
  5. De seguida coloque os ovos batidos e por cima o queijo.
  6. Leve ao forno a 200ºC durante 20 minutos. Retire e desenforme.
  7. Sirva com uma salada verde de alface e agriões e delicie-se.

 

Pessoalmente, gosto deles frios e costumo fazê-los ao jantar para depois levar na Marmita para o almoço do dia seguinte. São deliciosos.

 

Bom Apetite!

 

Que aspecto delicioso! Sem dúvida que vou fazer para breve, e se ainda por cima são saudáveis, há que aproveitar, que há poucas coisas deliciosas e saudáveis nesta vida. Muito obrigada Dona Pavlova por este petisco, foi um prazer ter-te aqui na minha cozinha.

 

E para a semana vamos ter uma presença masculina pela primeira vez nesta cozinha. Leonardo, vamos mostrar a este mulherio que não são só as mulheres que cozinham bem? Cá te espero!

 

Na cozinha com a Mula Banner.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.