Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Para Jantar e Marmitar

Ideias simples para jantar e levar na marmita no dia seguinte

Cloud Berries na cozinha com a Mula!

Esta semana temos uma mudança de planos, como o nosso Leonardo teve uns precalços, vamos afinal ter uma outra menina aqui no Curral. Directamente da Noruega para o Curral da Mula - que honra - Cloud Berries tem um blog soberbo carregado de receitas para todos os gostos. É impossível não nos apaixonarmos. Por isso não deixem de o visitar, que vão ver que se vão apaixonar também.

 
Cloud Berries, antes de mais, muito obrigada por teres feito uma viagem tão grande para estares aqui connosco, hoje.
Foi com enorme entusiasmo que recebi o teu contacto. Por isso, quero agradecer novamente o teu convite ;)
 
O teu blog possui receitas bastante variadas, dos doces aos salgados, é por isso inegável que gostas de cozinhar. Como surgiu este gosto?

O meu gosto pela culinária vem desde cedo. Sempre fui uma curiosa, gostava de estar sempre por perto enquanto a minha mãe cozinhava.

 

E preferes os doces ou os salgados?

O meu mundo na cozinha sempre foram os doces (gulosa como sou, só podia). Com a entrada para a faculdade comecei a colocar em prática o que tinha aprendido com a minha mãe. Mas a grande viragem chegou quando vim viver para a Noruega. Se por um lado sentia a falta dos nossos sabores, por outro, descobri um novo leque de produtos. O que me fez despertar um enorme interesse para aperfeiçoar este gosto.

 

Ora portanto, quer os doces quer os salgados fazem parte da tua rotina. E que nos trazes hoje?

Eu escolhi uma Lasanha de Legumes porque  é uma excelente forma de dar uma nova e saborosa vida aos legumes que temos no frigorífico. E para sobremesa... Tiramisù.
 
Acho que não há ninguém que me siga que não saiba que sou pior que o Garfield no que toca à lasanha - e às massas em geral! Quanto ao tiramisù, sem saberes trouxeste a receita da minha sobremesa favorita! Adoro! Vamos a isso então! Estou mortinha por provar!
 
 
 
 
Lasanha de Legumes

 

Lasanha 2.jpg

  

Ingredientes:

  • 9 folhas de massa de lasanha
  • 100 gr de espinafres
  • 200 gr de cogumelos
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 beringela
  • 1 courgette
  • 2 cenouras
  • 1 alho francês
  • 1 pimento
  • Manjericão
  • Azeitonas
  • Mozzarella ralada

 

Molho:

  • 200 gr de farinha
  • 200 gr de manteiga
  • 1/2 l de leite
  • 100 gr de espinafres

 

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180.º
  2. Lamine todos os legumes e leve ao lume, numa frigideira com azeite, alho e cebola. Tempere com sal e pimenta.
  3. Coloque um tacho ao lume com a manteiga até derreter. Acrescente a farinha e mexa até alourar, para a farinha cozinhar. Adicione o leite morno e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Por fim, junte os espinafres crus e triture.
  4. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque alternadamente camadas de lasanha, legumes e molho. Polvilhe com a mozzarella ralada.
  5. Leve ao forno aproximadamente 30 minutos.
  6. Decore com folhas de manjericão.

 

 

Tiramisù

Tiramisù

 

Ingredientes:

  • 5 ovos
  • 500 gr de mascarpone
  • 5 c. de sopa de açúcar
  • 1 emb. palitos de La Reine
  • 1/2 dl de licor de amêndoa ou brandy
  • 4 dl de café bem forte
  • Cacau em pó

 

Preparação:

  1. Bater as claras em castelo.
  2. Misturar as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada.
  3. Adicionar o queijo marcarpone e misturar bem.
  4. Juntar as claras em castelo ao preparado anterior, envolvendo lentamente.
  5. Misturar o café frio e o licor numa taça e embeber os palitos La Reine.
  6. Colocar metade dos palitos no fundo de uma taça, cubrir com metade do creme, colocar o resto dos palitos e cubrir com o que sobra do preparado.
  7. Deixar repousar no frigorífico pelo menos 6 horas.
  8. Antes de servir, polvilhar o Tiramisu com cacau em pó usando uma peneira.

 

Pode-se fazer a sobremesa em frasquinhos. É mais fácil de transportar para o trabalho.

 

Espero que gostes ;)

 

Gosto pois! Aliás não gosto... Adoro! Lá vou eu desgraçar mais um pouco a minha linha mas... são os dois vegetarianos... e se é vegetariano é bom e saudável certo? 

 

 

10 comentários

Comentar post