Bolo de Aniversário #1
Ontem um amigo meu fez anos, e festejou aqui em casa - sem contar e à última da hora - e então acabei por fazer um bolinho de aniversário. Como não estava a contar com esta festa, acabei por não ter grande tempo para pensar no que fazer, e acabei a fazer um bolo simples, aliás dois, com recheio de chocolate, coberto com chantilly. Como não tive sequer tempo que o bolo arrefecesse para colocar a cobertura, acabei a colocar com o bolo ainda quente, resultado: quando foi altura de o comer "cadê a cobertura?", pois é, o bolo acabou por sugar o chantilly do topo. Mas a verdade é que o bolo ficou muito fofo e modéstia à parte, apesar de não ter ficado muito bonito, estava muito saboroso. Então aqui vai a receita.
Bolo de Aniversário
Ingredientes para o bolo:
- 8 Ovos
- Chávena e meia de chá de açúcar
- Chávena e meia de chá de farinha
- 1 Colher de chá de fermento
- Sumo de meio limão
Preparação:
- Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo.
- À parte, bater as gemas com o açúcar, até a massa ficar o triplo do volume.
- Acrescentar aos poucos, a farinha e o fermento peneirados, envolvendo bem para se misturar com o creme.
- Acrescentar delicadamente as claras em castelo e envolver bem, para que a mistura fique homogénea.
- Espremer meio limão e incorporar o sumo.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos.
Recheio de chocolate:
- 4 colheres de sopa de leite
- 1/2 chávena de chá de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 chávena de chá de açúcar
- Preparação: Levar os ingredientes todos misturados num pequeno tacho e quando levantar fervura é só despejar em cima do bolo.
Nota 1: Para este bolo, foram feitos dois bolos em forma redonda sem buraco. Fiz o primeiro bolo, desinformei, e retirei - ou seja recortei - toda a parte de cima do bolo que por ser mais dura, é menos porosa e acabaria por não absorver tão bem o recheio. Com ajuda de uma faca de serra, recortei toda a carapaça superior, e acrescentei então o recheio de chocolate. Entretanto, coloquei o segundo bolo a cozinhar e quando ficou pronto, desinformei e coloquei o segundo bolo por cima do primeiro, e cobri - ou tentei.... - com chantili e pepitas de chocolate.
Nota 2: Se tiverem tempo - não foi o caso - esperem que o bolo arrefeça para colocar a cobertura. Com o bolo frio, já não absorverá a cobertura.
Nota 3: Façam o vosso próprio chantili com natas e açúcar. Para além de ser muito mais consistente, é mais fácil de espalhar e o resultado é mais bonito.