A Nervoso Miudinho na cozinha com a Mula
O blog da Nervoso Miudinho é também é um blog de culinária, e sejamos sinceros, nem só de irritações e enervações se faz a vida de uma pessoa, por vezes é preciso pararmos e alimentar-mo-nos em condições! E isso esta menina sabe fazê-lo, e com estilo. Nele contém receitas vegetarianas (que eu adoro e raramente faço) e até pizzas com base de courgette, que esta a Mula já fez, desafiada pela Nervoso Miudinho, como podem ver aqui. Testadíssimo e aprovadíssimo! Ide ao seu blog que não se irão arrepender.
Quando esta menina não está a desabafar, ou a cozinhar, está a avaliar espaços de restauração, maioritariamente na baixa do Porto, por isso, vamos tratá-la com carinho que é para ela avaliar a minha cozinha de forma positiva!
Nervoso Miúdinho, antes de mais, muito obrigada pela tua presença aqui na minha humilde cozinha. Espero que o espaço esteja do teu agrado...
Estou no Curral a convite da Mula, e agradeço, está-se aqui muito bem, ainda por cima a falar de comida, um dos melhores motivos.
Ainda bem. Conta-nos lá, já cozinhas há muito tempo?
A minha vida na cozinha começou cedo, sempre aprendemos e ajudámos lá em casa na hora de cozinhar. Tivemos que nos desenrascar durante o ensino básico, e portanto eu o meu irmão lá almoçávamos e as vezes adiantávamos o jantar.
Mais tarde agastei-me dessas lides que praticava desporto e acabava por chegar a casa e jantar mais tarde.
E... Cozinhas por gosto ou por obrigação?
Quando fui viver sozinha coloquei em prática o que aprendi, mas confesso que não gosto de cozinhar só para mim. Hoje em dia gosto muito de experimentar novas receitas, receitas de outras culturas e países, adoro inventar, embora seja avessa a cozinhar todos os dias, partilhamos essa tarefa.O que me levou a esta receita que vos trago.
Estou a ficar curiosa... Que receita nos trazes?
Risotto de cogumelos para prato principal e para a sobremesa experimentei um bolo super rápido de chocolate com uma textura de mousse.
Vocês estão mesmo empenhadas em fazer-me engordar... Gosto disso!
Confesso que nunca fiz risotto, parece-me algo complicado de fazer...
O risotto é mais fácil do que se imagina, e acaba por ser uma receita vegetariana, o que para variar é bom. Umas vezes arrisco mais, outras menos, nos cogumelos que uso. Na verdade, cada um compra a mistura de cogumelos que apetece nesse dia.
E para acompanhar?
Acompanhei com salada de rúcula, que como é picante faz um bom contraste de sabor e textura.
Já estou a salivar, vamos lá colocar as mãos na massa!
Risotto de Cogumelos
Ingredientes:
- Cebola
- Caldo de legumes
- Arroz para risotto
- Cogumelos
- 1 copo de Vinho branco
- Queijo parmesão
- Manjericão
Preparação:
- Lavar os cogumelos e cortar em pedaços.
- Colocar um pouco de azeite para refogar a cebola.
- Juntar o arroz, acrescentar o vinho branco e mexer até o arroz absorver o líquido.
- Juntar os cogumelos em lume médio, mexendo.
- Dissolver o cubo de caldo de legumes em água a ferver e acrescentar aos poucos ao arroz, à medida que vai absorvendo, e mexer até o risotto cozinhar. (O segredo é ir sempre mexendo com a colher de pau).
- No final, para ficar brilhante, colocar um pequeno cubo de manteiga, e o parmesão ralado na hora.
- No prato decorar com folhas de manjericão.
É só assim? Não há nenhum segredo escondido na manga? Oh céus, o que eu andei a perder! Vou já colocar esta receita em prática, esta semana. Confesso que quando estou de férias é quando aproveito para cozinhar melhor e pratos diferentes.
Passamos à sobremesa? Fiquei muito curiosa com o bolo...
Bolo de Chocolate
Ingredientes:
- 200g açúcar
- 200g farinha
- 100g de manteiga
- 150g de chocolate em pó
- 3 ovos
Preparação:
- Pré-aquecer o forno a 200 graus.
- Misturar o açúcar, ovos e manteiga com lume brando (70 graus) por 5 minutos.
- Acrescentar o chocolate em pó, baixar um pouco o lume (50 graus), durante três minutos.
- Por fim acrescentar a farinha, envolver bem, e colocar numa forma untada no forno durante 12 minutos.
Sugestão de apresentação: Eu ia decorar com framboesas frescas e umas esmagadas mas o tempo fugiu-me.
Verdade, fugiu-lhe mesmo... Acabou o bolo e saiu a correr... E eu agora fiquei com os tachos e formas para lavar... Mas não há problema, entre uma fatia e outra de bolo, eu coloco tudo na máquina que é um instante!
Minha querida Nervoso Miudinho, foi um prazer ter-te aqui na minha cozinha! Obrigada por estes petiscos.
A minha próxima convidada não vem sozinha, nem eu a deixava entrar sem a presença do seu fantástico buldogue francês. Carina, espero que já tenhas ido às compras que para a semana temos encontro marcado!