Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Para Jantar e Marmitar

Ideias simples para jantar e levar na marmita no dia seguinte

A Raiozinho na cozinha com a Mula

O blog Momento Gastronómico da Raiozinho foi dos primeiros blogs de culinária que comecei a seguir quando criei o meu blog, e quando comecei a vasculhar a comunidade do sapo. Atraiu-me as receitas simples, reais, com fotos reais e não todas apetrechadas de Bordallo Pinheiro, nem bolas e pinhas a decorar os pratos. Receitas simples, com ingredientes que se encontram em qualquer supermercado, e receitas simples que acima de tudo qualquer pessoa consegue executar sem grandes dificuldades. Tudo o que eu aprecio nas receitas, porque por aqui já sabem: rápido, simples e fácil de levar na marmita, é o lema. Por todos estes motivos, esta rubrica não poderia começar de outra forma, nem com outra pessoa, e por isso, apresento-vos a Raiozinho, que desde já agradeço, por ter aceitado o convite tão prontamente.

 

Vá Raiozinho, antes de mais, fala-nos um pouco sobre o teu blog...

 

Olá, eu sou a Raiozinho e desde já agradeço o carinho da Mula em me convidar para partilhar a cozinha com ela. Que privilégio!


Na Cozinha da Raiozinho podem encontrar receitas que juntam os meus três pilares: práticas (rápidas e simples por acréscimo) para mulheres ativas, que trabalham, chegam a casa ao fim do dia e têm de preparar o jantar a pensar nas marmitas para os almoços do dia seguinte; saudáveis, por uma questão de bem estar, os legumes e vegetais são presença obrigatória em todas as refeições; amigas da carteira, porque comer bem não tem de ser caro ou rebentar com o orçamento mensal. 

 

Parece-me muito bem, Raiozinho! Receitas práticas, saudáveis e amigas da carteira é o que eu mais gosto! Então, vamos lá colocar o avental e começar a cozinhar, que para variar já estou com alguma fome... Que nos trazes hoje?


Trago uma receita que homenageia a minha anfitriã, e curiosamente surgiu num desses dias em que o cansaço sente-se e não tinha nada planeado para cozinhar. É abrir o frigorífico e o congelador e ver o que pode ser feito na hora. E assim vos trago um esparguete à bulhão pato


Costumo ter embalagens de miolo de amêijoa e miolo de mexilhão no congelador, bem como lombos de salmão, filetes de peixe, douradinhos também fazem parte da lista, hambúrgueres e alheiras. São aqueles congelados que me permitem na hora cozinhar sem o drama de não os ter deixado a descongelar. Rapidamente desenrasco uma refeição saborosa, saudável e prática. Como este esparguete. Vamos à receita.

 

Esparguete à Bulhão Pato

P1010022.JPG

Ingredientes:

  • 300gr de esparguete
  • 250gr de miolo de amêijoa
  • 1 limão
  • 3 dentes de alho
  • Salsa q.b. (ou coentros para quem preferir e gostar)
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • chili moído (ou pimenta) q.b.


Preparação:

  1. Cozer o esparguete em água quente, temperada de sal e um fio de azeite, até estar al dente. Reservar massa e água da cozedura.
  2. No wok, ou num tacho ou frigideira larga, aquecer um pouco de azeite com os dentes de alho laminados.
  3. Quando o alho começar a estalar, juntar o miolo de amêijoa, um punhado de salsa picada, reservando outro punhado para o final, um pouco de sal e o chili moído. Deixar cozinhar alguns minutos, até perceber que o miolo de amêijoa largou a água e está tenro.
  4. Regar com o sumo de limão e mexer. 
  5. Juntar o esparguete escorrido e envolver bem no miolo de amêijoa.
  6. Regar com um pouco da água de cozer o esparguete, para que não fique muito seco ou a colar, e deixar cozinhar uns breves minutos, para que os sabores se misturem.
  7. Polvilhar com a restante salsa picada, envolver bem, regar com um fio de azeite e servir, acompanhado de uma salada de alface.

 

P1010023.JPG


Bom apetite!!

 

Parece-vos bem? A mim, parece-me muito bem, está com um aspecto mesmo apetitoso. Quem me conhece sabe que eu sou maluca por massas, sejam elas simples, só cozidas com manteiga, sejam elas com legumes, ovos mexidos ou carne de toda a espécie. Massas e mais massas! Massa é a minha comida de conforto! Por isso, vou sem dúvida experimentar este esparguete à bulhão pato, que tão simples é de fazer! Miammiii!

 

 Na cozinha com a Mula Banner.jpg

 

Vânia, espero que já tenhas ido às compras e que já tenhas o avental preparado, que para a semana vais ser tu que vais cozinhar comigo! [Aliás... comigo não, que eu nesta rubrica não cozinho, só como!]

8 comentários

  • Imagem de perfil

    Mula 01.04.2016

    Claro que tenho de provar... Provar e aprovar! Aqui só produtos de qualidade, se não gostar faço cara feia e deito tudo cá para fora

    Tem muito bom aspecto! A Raiozinho está de parabéns! :D
  • Imagem de perfil

    LadyVih 01.04.2016

    Agora tenho medo. Devias de ter avisado que era comida ''enviavel'' pelo correio.
  • Imagem de perfil

    Mula 01.04.2016

    ahahahahahahahahahahahah
    Não sei como duvidavas disso
  • Imagem de perfil

    LadyVih 01.04.2016

    Como envio aquilo???
  • Imagem de perfil

    Mula 01.04.2016

    Sabes que estou a brincar, certo? ahahahahah
  • Imagem de perfil

    LadyVih 01.04.2016

    Por quem me Tomas? Que ultraje!
  • Imagem de perfil

    Mula 01.04.2016


    Por momentos fiquei "cáfusa" xD
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.