Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Para Jantar e Marmitar

Ideias simples para jantar e levar na marmita no dia seguinte

A Nervoso Miudinho na cozinha com a Mula

O blog da Nervoso Miudinho é também é um blog de culinária, e sejamos sinceros, nem só de irritações e enervações se faz a vida de uma pessoa, por vezes é preciso pararmos e alimentar-mo-nos em condições! E isso esta menina sabe fazê-lo, e com estilo. Nele contém receitas vegetarianas (que eu adoro e raramente faço) e até pizzas com base de courgette, que esta a Mula já fez, desafiada pela Nervoso Miudinho, como podem ver aqui. Testadíssimo e aprovadíssimo! Ide ao seu blog que não se irão arrepender.

 

Quando esta menina não está a desabafar, ou a cozinhar, está a avaliar espaços de restauração, maioritariamente na baixa do Porto, por isso, vamos tratá-la com carinho que é para ela avaliar a minha cozinha de forma positiva!

 

Nervoso Miúdinho, antes de mais, muito obrigada pela tua presença aqui na minha humilde cozinha. Espero que o espaço esteja do teu agrado...

Estou no Curral a convite da Mula, e agradeço, está-se aqui muito bem, ainda por cima a falar de comida, um dos melhores motivos.

 

Ainda bem. Conta-nos lá, já cozinhas há muito tempo? 
A minha vida na cozinha começou cedo, sempre aprendemos e ajudámos lá  em casa na hora de cozinhar. Tivemos que nos desenrascar durante o  ensino básico, e portanto eu o meu irmão lá almoçávamos e as vezes  adiantávamos o jantar.

 

Mais tarde agastei-me dessas lides que  praticava desporto e acabava por chegar a casa e jantar mais tarde. 

 

E... Cozinhas por gosto ou por obrigação? 

Quando fui viver sozinha coloquei em prática o que aprendi, mas confesso que não gosto de cozinhar só para mim. Hoje em dia gosto muito de experimentar novas receitas, receitas de outras culturas e países, adoro inventar, embora seja avessa a cozinhar todos os dias, partilhamos essa tarefa.O que me levou a esta receita que vos trago.

 

Estou a ficar curiosa... Que receita nos trazes? 

Risotto de cogumelos para prato principal e para a sobremesa experimentei um bolo super rápido de chocolate com uma textura de mousse.

 

Vocês estão mesmo empenhadas em fazer-me engordar... Gosto disso! 

 

Confesso que nunca fiz risotto, parece-me algo complicado de fazer... 

O risotto é mais fácil do  que se imagina, e acaba por ser uma receita vegetariana, o que para  variar é bom. Umas vezes arrisco mais, outras menos, nos cogumelos que uso. Na verdade, cada um compra a mistura de cogumelos que apetece nesse dia.

 

E para acompanhar?

Acompanhei com salada de rúcula, que como é picante faz um  bom contraste de sabor e textura. 

 

Já estou a salivar, vamos lá colocar as mãos na massa!

 

Risotto de Cogumelos

image2.jpg

 

Ingredientes:

  • Cebola
  • Caldo de legumes
  • Arroz para risotto
  • Cogumelos
  • 1 copo de Vinho branco
  • Queijo parmesão
  • Manjericão

Preparação:

  1. Lavar os cogumelos e cortar em pedaços.
  2. Colocar um pouco de azeite para refogar a cebola.
  3. Juntar o arroz, acrescentar o vinho branco e mexer até o arroz  absorver o líquido.
  4. Juntar os cogumelos em lume médio, mexendo.
  5. Dissolver o cubo de caldo de legumes em água a ferver e acrescentar aos poucos ao arroz, à medida que vai absorvendo, e mexer até o risotto cozinhar. (O segredo é ir sempre mexendo com a colher de pau).
  6. No final, para ficar brilhante, colocar um pequeno cubo de manteiga, e o parmesão ralado na hora.
  7. No prato decorar com folhas de manjericão.

É só assim? Não há nenhum segredo escondido na manga? Oh céus, o que eu andei a perder! Vou já colocar esta receita em prática, esta semana. Confesso que quando estou de férias é quando aproveito para cozinhar melhor e pratos diferentes. 

 

Passamos à sobremesa? Fiquei muito curiosa com o bolo... 

 

Bolo de Chocolate 

image.jpg

Ingredientes:

    • 200g açúcar
    • 200g farinha
    • 100g de manteiga
    • 150g de chocolate em pó
    • 3 ovos

 

Preparação:

    1. Pré-aquecer o forno a 200 graus.
    2. Misturar o açúcar, ovos e manteiga com lume brando (70 graus) por 5 minutos.
    3. Acrescentar o chocolate em pó, baixar um pouco o lume (50 graus), durante três minutos.
    4. Por fim acrescentar a farinha, envolver bem, e colocar numa forma untada no forno durante 12 minutos. 

 

Sugestão de apresentação: Eu ia decorar com framboesas frescas e umas esmagadas mas o tempo fugiu-me.

 

 

Verdade, fugiu-lhe mesmo... Acabou o bolo e saiu a correr... E eu agora fiquei com os tachos e formas para lavar... Mas não há problema, entre uma fatia e outra de bolo, eu coloco tudo na máquina que é um instante! 

 

Minha querida Nervoso Miudinho, foi um prazer ter-te aqui na minha cozinha! Obrigada por estes petiscos. 

 

Na cozinha com a Mula Banner.jpg

 

 

A minha próxima convidada não vem sozinha, nem eu a deixava entrar sem a presença do seu fantástico buldogue francês. Carina, espero que já tenhas ido às compras que para a semana temos encontro marcado! 

24 comentários

Comentar post